Super Cog

Super Cog Nottable 40D e 42D para Shimano e Sram

O Super cog Nottable é uma alternativa econômica fabricada no Brasil para adaptação dos Cassetes Shimano e Sram se você quiser ter uma relação mais leve ou usar apenas uma coroa dispensando assim o cambio dianteiro.

Poderá ser usada apenas nos seguintes cassetes 10V:
Shimano – XT 11-36T (CS-M771) e XTR 11-36T (M980)
Sram – X5 11-36T (PG-1030), X7 11-36T (PG-1050) e
X9 11-36T (PG-1070) e desviadores acima de 2011.

O uso do Super cog Nottable requer a remoção do pinhão 17D ou 15D bem como seu espaçador, por isso não é compatível com cassetes SLX 11-36 pois o pinhão 17D é fixo.

O ponto de indexação dos cassetes Shimano e Sram são diferentes, por este motivo foi desenvolvido um cog para cada sistema. Em algumas situações será necessária a troca do “parafuso B” por um mais longo, o ideal é um Allem M4 x 25.

Esse ajuste você deverá verificar no momento da instalação do Super cog. Alguns desviadores irão se adaptar sem a necessidade da troca do parafuso, lembrando que o desviador deve ter o esticador (cage) médio ou longo, não será possível a instalação em desviadores com cage curto.

Verifique também a necessidade da inclusão de alguns elos a mais na corrente, de modo que o esticador ainda tenha curso quando a corrente estiver no Super cog e na coroa maior, principalmente em bikes com suspensão traseira, pois deverá haver folga no esticador em todo curso da suspensão.

Da mesma forma, com a corrente na coroa menor e na engrenagem 11 dentes certifique-se de que a mola do câmbio ainda está tensionada para manter a corrente esticada.

Se for manter 2 velocidades na frente o indicado é o Super cog de 40 dentes.

Instalação Super Cog

A instalação é muito simples:
1. Solte o lockring e remova o cassete do freehub.

2. Coloque primeiro o Super cog no freehub e na sequência as engrenagens restantes (exceto a 17D e o espaçador), coloque o lockring e reaperte-o.

instalacao_super_cog
*Para o sistema SRAM o procedimento é o mesmo, remova a engrenagem 17 e monte o restante na sequência.

3. Após a roda montada na bike ajuste o “parafuso B” de modo que a polia do desviador não fique em contato com o Super cog.

Dica: Vá girando o “parafuso B” até que o ruido do contato entre a roldana do desviador e o Super cog desapareça, então gire mais meia volta no sentido horário.
A distância ideal entre a polia e o Super cog é de 6mm a 10mm. Caso o parafuso não proporcione a regulagem, troque pelo Allem M4 x 25.